Uma Introdução a “Um Curso em Milagres”

Descobrindo a Verdade por Trás da Ilusão

Em um mundo que nos convida constantemente a viver na superfície, “Um Curso em Milagres” (UCEM) surge como um chamado profundo para uma viagem interior, uma experiência que promete nos reconectar com a fonte de amor que realmente somos. Longe de ser apenas um livro misterioso, o Curso é um caminho prático para a espiritualidade, um convite para abrir o coração e a mente e embarcar em uma jornada de autodescoberta e cura.

No vídeo Aula Introdutória do livro Um Curso em Milagres (UCEM) com Paulinha Oliveira da Frequência do Amor, do canal Frequência do Amor, Paulinha Oliveira nos traz conceitos básicos para entendermos do que se trata o livro Um Curso em Milagres, que tem transformado a Mente, o Coração e a VIDA de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Além de ter sido estudado por professores muito queridos no campo da Espiritualidade como Lousie Hay e Eckhart Tolle, esse livro também tocou o coração de celebridades como Denzel Washington, Chris Pratt, and Marianne Williamson.

A Essência do Curso: Experiência e Prática

A principal mensagem de UCEM é que uma teologia universal é impossível, mas uma experiência universal não só é possível, como inevitável. Isso significa que o verdadeiro aprendizado não está na teoria, mas na prática e na vivência do seu conteúdo. Acredita-se que qualquer dificuldade com o livro surge da falta de prática, pois ao experienciá-lo, o que se sente é alegria e paz. A vontade de Deus para nós é a felicidade perfeita, e o Curso nos ensina a acessá-la.

Uma prática fundamental que o Curso propõe é a observação da mente. Ao longo do dia, somos convidados a perguntar a nós mesmos: “O que estou pensando agora e o que estou sentindo agora?”. Essa prática simples nos ajuda a perceber que tudo, absolutamente tudo, acontece na nossa mente. Nossos pensamentos e sentimentos são indicadores do nosso estado mental, e aprender a observá-los é o primeiro passo para o perdão e para a remoção das barreiras que nos impedem de acessar o amor e a Deus.

A História Milagrosa por Trás do Livro

“Um Curso em Milagres” veio ao mundo através de uma experiência de colaboração entre duas pessoas: Helen Schucman e William Thetford, ambos psicólogos e professores na Universidade de Columbia, em Nova York. Eles tinham uma relação de trabalho extremamente difícil e conflituosa. Cansados dessa dinâmica, Bill e Helen decidiram procurar “um outro jeito” de se relacionar, um “jeito mais amoroso, verdadeiro e carinhoso de viver”. Esse momento foi o que o livro chama de “Instante Santo”, um comprometimento interno que abre a mente e o coração para Milagres.

Após esse compromisso, Helen começou a ouvir uma voz insistente que dizia: “Este é um Curso em Milagres, tome nota”. Embora inicialmente assustada, ela seguiu o conselho de Bill e começou a escrever o que a voz ditava. Helen, que era taquígrafa, conseguia escrever rapidamente o que ouvia, mesmo podendo pausar e retomar a ditadura a qualquer momento. Esse processo durou sete anos e foi uma profunda cura para o relacionamento de Helen e Bill. O conteúdo transformou suas vidas e eles perceberam que era a resposta à sua oração.

A voz que ditou o Curso é a de Jesus. Ele se apresenta em primeira pessoa, fala de sua crucificação e se coloca como o responsável pelo processo de expiação, que é a correção da mente e o retorno à nossa conexão original.

A Linguagem Cristã e Seus Conceitos Universais

O livro utiliza uma linguagem cristã, inclusive no próprio título “Milagres”, porque, como o Curso explica, a nossa mente, especialmente no Ocidente, está repleta de conceitos cristãos, muitos deles distorcidos. O Curso vem, então, para corrigir esses conceitos e nos ajudar a acessar a verdade por trás deles, liberando-nos do medo e da rejeição. Muitas resistências ao estudar o livro vêm de se relacionar com o que se pensa sobre Jesus, milagres, pecado ou Deus, em vez de se abrir para a verdade que está além desses pensamentos.

Os Três Sistemas de Pensamento

O Curso em Milagres aborda três sistemas de pensamento que são cruciais para a nossa compreensão da mente:

  1. A Mente Una (Céu / Mente Unificada): Representa o mundo do céu, um estado de consciência de perfeição, unidade, paz plena e felicidade perfeita. Neste lugar, somos o filho de Deus, criado à Sua imagem, com atributos de eternidade, perfeição, imutabilidade, invulnerabilidade e estabilidade. Este é o nosso estado natural, a verdade sobre nós.
  2. A Mente Errada (Ego): Surge de um pensamento de tentativa de criar algo diferente do que Deus criou – o desejo de ser humano, triste, sozinho, separado. A mente errada é o sistema de pensamento do ego, uma ilusão baseada na crença da separação. É um sistema de medo, sofrimento, ansiedade, depressão, conflito, insegurança e vulnerabilidade, o oposto da nossa essência. O foco principal do treinamento do Curso está na correção desta mente.
  3. A Mente Certa (Espírito Santo / Mente Corrigida): É a resposta imediata de Deus ao nosso pensamento de separação: “Não, meu filho, você não pode ser diferente do que Eu criei”. O Espírito Santo é o pedacinho da nossa mente que escutou essa resposta de Deus, que está totalmente são e conectado à verdade. É uma voz de intuição e uma sensação de resposta interior que corrige nossa mente. Este sistema de pensamento é o amor, o oposto do medo.

O estudo do livro acontece em dois níveis:

  • No primeiro nível, ele mostra a diferença entre a Mente Una (Verdade) e a Mente Dividida (Ilusão).
  • No segundo nível, que é onde se encontra o nosso trabalho prático, ele foca na diferença entre a Mente Errada (Medo) e a Mente Corrigida (Amor). O treino é reconhecer a ilusão e entregar a correção ao Espírito Santo.

O Propósito do Curso: Remover Bloqueios ao Amor

O Curso em Milagres não tem como objetivo ensinar o significado do amor, pois isso está além do que pode ser ensinado, ele é o que você é, sua herança natural. Seu propósito é remover os bloqueios à consciência da presença do amor, que é a nossa herança natural. Isso é como “descascar a cebola”, removendo cada pensamento “sem amor” (camada de ego) que bloqueia a nossa experiência do “sonho feliz”.

A frase central do livro, que resume sua essência, é:

“Nada real pode ser ameaçado. Nada irreal existe. Nisso está a paz de Deus”.

Esta frase é a definição do perdão no contexto do Curso: a capacidade de olhar para o mundo e compreender o que é verdadeiro e o que é falso, escolhendo o amor acima de qualquer ilusão. O despertar, aqui no mundo, é ter a consciência de que estamos dentro de uma ilusão, um sonho, e saber disso nos permite permanecer em paz.

A Prática Diária e a Transformação

O estudo de UCEM é cíclico, o que significa que, ao reler e praticar, sempre nos lembramos de novas verdades e abrimos a mente ainda mais. Embora seja um “curso obrigatório” em nossa jornada de retorno à verdade, o momento em que decidimos fazê-lo é voluntário.

A mente egoica, baseada na crença do tempo e do espaço, nos leva a experienciar o caminho de volta para casa de forma dolorosa. No entanto, o Curso e o Espírito Santo aceleram nosso caminho, pois o milagre é a ausência de tempo, o contato com a eternidade.

Jesus, através do Espírito Santo, quer realizar milagres através de nós de forma indiscriminada. Nossa parte é entregar nossa mente a Ele, reconhecendo os pensamentos equivocados do ego para que Ele possa corrigi-los. Ele cuida de tudo para nós no tempo e no espaço, desde problemas financeiros até de saúde, se nos preocuparmos em cultivar essa conexão.

A estrutura do livro, com seus 31 capítulos teóricos e 365 exercícios práticos, foi projetada para treinar nossa mente e nos ensinar a entregar nossas aflições ao Espírito Santo. A resistência que sentimos ao estudar o Curso é apenas o ego gritando, tentando manter seu sistema de pensamento. No entanto, a verdade é sempre alegre, leve, doce e gentil.

O Chamado e o Caminho

“Um Curso em Milagres” é um conteúdo universal, que nos ajuda a olhar para tudo em nossa vida através da lente da consciência existencial e espiritual. Ele não resolve problemas específicos, mas sim nosso único verdadeiro problema: a desconexão com a fonte, a inconsciência de quem somos de verdade.

Não é um livro para todos, e é importante sentir se o chamado em seu coração é sincero. Se for, a devoção e o comprometimento são fundamentais, pois o Curso desafiará profundamente a nossa mente. A prática do estudo pode ser feita individualmente, em grupos (como o grupo online da Frequência do Amor), ou até mesmo usando o livro como oráculo. Não há uma forma “certa” ou “errada” de estudá-lo, apenas a sua devoção.

A jornada de UCEM é um processo de desaprender o que é ilusório e despertar para nossa verdadeira natureza. É um convite para reconhecer que a mente identificada com o ego nos mantém no medo e na ilusão, e que o treino é passar a nos identificar com a verdade. Como Paulinha Oliveira compartilha de sua própria experiência, o Curso pode transformar uma vida vivida em um “quarto escuro” com poucos momentos de luz, para uma vida vivida na luz, onde os momentos de “luz apagada” são vistos como convites para acendê-la novamente, com a ajuda do Espírito Santo.

Que esta introdução inspire você a explorar “Um Curso em Milagres” e a se abrir para a transformação que ele oferece.


Notas:


Outros posts relacionados ao livro Um Curso em Milagres (UCEM):

Despertando a Paz Interior

Estar Certo ou Ser Feliz?

Encarando nossa Revolta contra Deus

Aquele Sobre Parar de Tentar Agradar

Descansar é Escolher Confiar em Deus