Só mentalizar não adianta…

Mentalização e Ação: Cocriando a Realidade Desejada

O vídeo da Nova Existência enfatiza que a manifestação da realidade desejada vai além da mera mentalização, exigindo ações e atitudes concretas. A apresentadora, além de compartilhar insights sobre sua jornada pessoal, como a redução do uso de redes sociais e consumo de álcool para melhorar sua saúde mental e física, também incentiva os espectadores a praticarem o autoconhecimento e a desaceleração. Ela destaca a importância de alinhar as ações com os objetivos, como estudar sobre o YouTube para crescer no canal ou visualizar-se no Havaí para atrair essa realidade, e fornece perguntas para auxiliar na autoavaliação e no desenvolvimento de um plano de ação para a vida prática. A mensagem central é que a mudança interior deve ser acompanhada de atitudes externas para que a transformação aconteça de forma genuína e eficaz.

Muitas vezes, quando falamos em manifestação, focamos intensamente na mentalidade e na mudança interior, que são pilares importantíssimos. Contudo, só mentalizar não é o suficiente para trazer todas as mudanças que você deseja. Para realmente “cocriar” a realidade que você busca, é fundamental unir essa transformação interna com ações e atitudes alinhadas na vida prática.

A Importância da Ação Alinhada à Mentalização

A mudança interior, por si só, já é uma atitude, mas ela precisa vir conjunta com ações alinhadas. Sem essa dimensão prática, muitas das nossas manifestações não seriam possíveis. A vida moderna, muitas vezes, nos prende em um piloto automático, totalmente voltado para o externo, o que dificulta o processo de olhar para dentro e promover a transformação interior. É preciso reajustar nossa vida para conseguir esse movimento, parando para observar nossos pensamentos e sentimentos.

Pequenas atitudes diárias podem fazer uma grande diferença. Por exemplo, dedicar 5 minutos do seu dia para respirar, meditar e se conectar consigo mesmo pode ser extremamente grandioso. Ela alerta importante sobre o consumo excessivo de conteúdo sobre espiritualidade, que pode levar à “obesidade mental”. A solução da sua vida está em você e na sua vida prática, e não em se entupir de mais e mais conteúdo. A chave é qualidade sobre quantidade e a prática de desacelerar o corpo e a mente, pois a maioria de nós está extremamente agitada no piloto automático.

Transformando Hábitos e Cuidando do Corpo Físico

O caminho para a manifestação também passa pela revisão e mudança de hábitos. A relação com o corpo físico é crucial, pois ele influencia nossa frequência e bem-estar interior. É difícil uma pessoa se sentir bem interiormente se está se sentindo péssima fisicamente, se alimentando mal ou não tendo um mínimo de hábitos saudáveis.

Um exemplo prático mencionado é a diminuição do consumo de álcool. Muitas pessoas bebem para relaxar e aliviar a ansiedade e o estresse. No entanto, aprender a aliviar a ansiedade naturalmente, através de pequenas atitudes como respirar e contemplar o presente, pode ser muito mais eficaz e sem as consequências negativas de remédios ou do álcool. Essa mudança de hábito pode ter um efeito exponencial, como uma “engrenagem”:

  • Parar para respirar e meditar ajudou com a ansiedade.
  • Diminuir a ansiedade diminuiu a vontade de beber.
  • Diminuir o álcool motivou para outras atividades como estudar, ler e fazer exercícios.

A Ingrid relata no vídeo que isso tudo melhorou exponencialmente a vida e a capacidade de se sentir bem.

Atitudes Alinhadas com a Realidade Desejada

Não basta apenas mentalizar; é preciso ter atitudes alinhadas com o que você quer manifestar. A ansiedade muitas vezes nos leva a fugir da nossa realidade, usando distrações como o tempo excessivo nas redes sociais. Encarar essa tendência de fuga e preferir estar presente consigo mesmo é um passo crucial para o autodomínio.

Exemplos de ações que reforçam a realidade desejada são poderosas (no contexto da Ingrid):

  • Para crescer um canal no YouTube, não basta mentalizar; é preciso estudar sobre a plataforma, criar conteúdo e se dedicar.
  • Se você quer se mudar para um lugar específico, procure pesquisar e visualizar como seria sua vida lá, assistindo vídeos e imaginando a rotina.
  • Ao desejar engravidar, a pessoa se via com “barriguinha de grávida” no espelho e procurava roupinhas de bebê, agindo como uma mãe.
  • Mesmo em relação ao dinheiro, mudar a atitude de apego e medo para uma de gratidão e percepção de abundância é fundamental.

Mesmo que sua realidade desejada pareça distante, faça o que puder para se sentir cada vez mais próximo dela. A internet, por exemplo, pode ser uma ferramenta útil para ter contato com outras realidades e entender melhor como seria a vida que você busca.

Mapeando Sua Vida: Perguntas Essenciais

Para te ajudar a aplicar esses ensinamentos e entender onde você está e para onde quer ir, o vídeo propõe um mapeamento através de algumas perguntas. Elas servem como um guia para você observar sua vida e identificar onde precisa melhorar seus hábitos e atitudes. Tire um tempo para refletir sobre elas:

  • Como está sua relação com a sua individualidade?
  • Como está o seu poder de iniciativa?
  • Como estão os seus hábitos? O que você quer cortar da sua vida? O que você quer implementar na sua vida?
  • Como você se sente em relação à coragem do que você quer iniciar na sua vida?
  • Qual o seu nível de impulsividade? Você se sente uma pessoa que age sem pensar? Você tem algum autodominio de si mesmo ou não?
  • O que você está enrolando? O que você está todo dia jogando para debaixo do tapete e fingindo que não quer ver?
  • O que você pretende mudar que ainda não mudou? Qual é aquela ideiazinha que fica martelando e que você acaba largando para lá, mas que de vez em quando ela aparece querendo chamar a sua atenção?
  • Qual o seu plano de ação? Você já pegou, escreveu no papel e caneta, já colocou tudo na ponta do lápis o que você precisa fazer, o que você precisa mudar, que atitude você precisa ter para realizar aquele tal objetivo?

Ao combinar a mudança interior profunda com ações práticas e alinhadas e uma auto-observação constante, você estará no caminho certo para manifestar a realidade que tanto deseja.


Notas:


Posts relacionados:

Gasparetto – Sobre a REALIDADE

Wagner Borges: Lições sobre felicidade